Meningites bacterianas e doença meningocócica invasiva 

A doença meningocócica invasiva (DMI) é uma doença grave que atinge as meninges e o cérebro com altas taxas de morbi-mortalidade e sequelas irreversíveis nos casos sobreviventes.  

 

Causada por 12 sorogrupos de meningococo, no Brasil, os 5 principais sorogrupos circulantes são A, B, C, W e Y. 

 

A cobertura vacinal de Meningococo C em lactentes está contemplada no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A vacinação para tal sorogrupo caiu para 55,8% para o público alvo em 2021. Ou seja, há de se estimular a busca pela imunização em nossa população. 

 

A vacinação para os outros sorogrupos (A, B, W e Y) pode ser feita em clínicas privadas de imunização (vacina conjugada meningo ACWY e vacina de meningo B). 

 

Para uma proteção completa para o sorogrupo B, que é prevalente no Brasil e tem sido o principal sorogrupo identificado em crianças abaixo de 14 anos (vide gráficos 1,2 e 3), é necessário melhorar a cobertura vacinal realizando o esquema completo de 3 doses (esquema com 2 doses – a partir dos 3 meses de idade – mais 1 reforço) ou 2 doses na faixa etária de 2 a 50 anos (2 doses com intervalo de 2 meses entre elas). 

 

Distribuição por Grupo Etário 

 

Dados de 2019 mostrando a distribuição dos sorogrupos em casos de DMI no Brasil estão compilados nos gráficos 1,2 e 3 . 

(Gráfico 1: DMI: Sorogupos em menores de 1 ano de idade – Dados SIREVA 2019 ) 

(Gráfico 2: DMI: Sorogupos em crianças de 1 a 5 anos de idade – Dados SIREVA 2019) 

(Gráfico 2: DMI: Sorogupos em crianças de 5 a 14 anos de idade – Dados SIREVA 2019) 

Além disso, dados de 2020 de DMI por faixa etária mostram que, naquele ano, 38,1% dos casos ocorreram em crianças menores de 10 anos, ao passo que 44,4% ocorreram em adultos de 20 a 59 anos e 5,6% em idosos  

 

As vacinas estão disponíveis para os 5 sorogrupos mais prevalentes no Brasil (tanto para crianças como para adultos e idosos). Informe-se e vacine-se contra a DMI.  

Entre em contato conosco:

Premium Vacinas – Todos direitos reservados 2021

Resp. Técnico: Dr. Roberto Lucas Arbex  – CREMESP 88.164

Desenvolvido por MaisWebArt